Fazendo relevo utilizando a serigrafia

09/01/18

Fazer uma estampa com relevo é bem simples, existem algumas técnicas diferentes, como a emboss que consiste em aplicar calor no que está sendo estampado para gerar esse relevo por meio de uma máquina de alta frequência, mas na serigrafia o mais utilizado é o relevo feito com base em Plastisol.

Para fazer essa aplicação basta utilizar a matriz sem relevo normalmente, com uma tinta serigráfico com base d’água e depois vir com o Plastisol por cima.

A diferença, é que como precisamos de relevo, a matriz precisa ser um pouco diferente, estando fora de contato de uns 3 a 8 mm, pois essa distância da matriz para a estampa que irá possibilitar o relevo com o Plastisol.

A primeira aplicação será a sua base, por isso, se esforce para conseguir a melhor base possível para as demais que virão por cima. Assim que passar essa primeira camada, já dê uma curada com o soprador térmico.

Na primeira demão você já consegue sentir um pouco o relevo se formando, mas com as demais mãos, umas 4 ou 5, você conseguirá realmente um efeito legal de relevo em sua estamparia, lembrando que em cada uma das camadas aplicadas é sempre importante dar uma curada com o seu soprador térmico.

Quanto mais camadas de Plastisol você aplicar, maior será o seu relevo, tudo dependerá da estética que você planeja aplicar em sua camiseta.

Com bastante técnica e muita criatividade, é possível criar estampas únicas e muito customizadas na serigrafia, tendo estilos e modelos para todos os gostos, dependendo sempre do seu objetivo.

voltar ao blog