Para que é usado as emulsões?

21/11/17

Emulsão é um líquido que você passa em sua tela que será impressa, pois é esse líquido que tem a função de delimitar por onde a tinta passará pela matriz, tampando todo o tecido e abrindo espaço apenas onde o fotolito estará aplicado, isso devido ao seu processo de sensibilidade à luz ativado quando misturado com o sensibilizando, a emulsão dando a cor na matriz e o sensibilizando complementando sua função de reagir quando exposto a uma luz.

Dentre os produtos para serigrafia disponíveis com essa função, existem três tipos de emulsão, que são o bicromato, o diazo e o fotopolímetro.

Bicromato é um dos mais utilizados do mercado e possui a vantagem de se relevar com qualquer lâmpada, com o ponto de que ele só pode ser sensibilizado na quantidade que será utilizada naquele momento, pois o que sobrar não poderá ser aproveitado para uma próxima matriz.

Diferente do bicromato, o diazo precisa de uma lâmpada forte para a sua revelação, de preferência UV, mas com o diferencial de que o pote todo é sensibilizado, não precisando a todo momento sensibilizar o que será utilizado, fazendo esse processo apenas uma vez.

Já o fotopolímetro possuí a vantagem de já vir sensibilizado, mas também tendo a necessidade de uma luz forte para que a revelação ocorra, sempre dando preferência para as lâmpadas UV.

É importante lembrar que além da aplicação, é importante também se ater para a secagem das emulsões, pois elas serão diretamente relacionadas sobre a durabilidade e resistência da matriz que será impressa.

 

voltar ao blog