Rotativa, Localizada e Digital: as diferentes estampas da serigrafia

25/10/2017 

Você já ouviu falar de rotativa, localizada e digital dentro do universo da serigrafia? Se não, saiba que esses são diferentes modos de estampar e conhecê-las profundamente pode ser essencial para encontrar novas oportunidades para o seu negócio.

O mais conhecido e utilizado desses três é o localizado. Onde o material é estampado geralmente no centro da camiseta, sem repetição e concentrado em um local, indo dos mais diversos tamanhos e podendo também, mas menos comum, ser estampado no bolso de uma blusa ou no canto da camiseta. Esse tipo de estampa possui mais detalhes que a demais, precisando de mais tempo para a produção, porém com um ótimo resultado no final.

A estamparia digital funciona basicamente como uma impressora que imprime o desenho diretamente na superfície do material, tornando o processo muito mais rápido, preciso, fiel, aumentando a riqueza de detalhes, cores e até mesmo tendo um processo muito mais amigável à natureza do que os demais. O problema é o valor agregado dessa técnica que é muito elevado, devido a impressora que precisa ser adquirida, a energia elétrica, a tinta especial e ainda temos o fator de que nem todos os tecidos aceitam esse tipo de impressão, precisando ter uma fibra mais resistente para ser utilizado.

Por último temos as estampas rotativas que são utilizadas mais no processo industrial, onde a estampa geralmente é por meio de um processo de repetição, seguindo sempre um mesmo padrão. Nesse caso, quanto maior a produção de camisetas, mais barato se tornará o processo. Sua produção costuma ser bem rápida, já que utiliza de maquinário para a sua aplicação.

Vendo assim, a que mais acaba se adequando para as pessoas com pequena produção, acaba realmente sendo a aplicação localizada, já que as outras precisam de investimento mais alto e muito maquinário. Então, tudo irá depender do tamanho da sua produção e no valor final que deseja oferecer aos produtos que serão oferecidos pelo seu negócio.

voltar ao Blog